R. me encomendou um pingente diferente: um unicórnio, animal mitológico pelo qual é fascinada. Presente no imaginário da China Antiga, na Europa medieval e também renascentista, esta imagem representa força e pureza, pois só pode ser tocado por uma virgem, segundo a lenda. Também simboliza com seu chifre no meio de sua fronte, a flecha espiritual, o raio solar, a espada de Deus e a revelação divina. Os alquimistas viam no unicórnio a imagem do hermafrodita (homem e mulher); um ser que transcende a própria sexualidade.
Durante a Idade Média, na iconografia cristã, transformou-se no símbolo da encarnação do verbo de Deus no seio da Virgem Maria, ou seja, a virgem fecundada pelo Espírito Santo.
Na China, o nome do unicórnio é Ki lin, símbolo da mansidão e da boa sorte. Esta designação representa o masculino-feminino, o yin e yang, uma caracterização também aceita no Ocidente. Embora seja um animal contido apenas nas histórias e lendas, ele aparece em quase todas as culturas, simbolizando as qualidades que o ser humano ainda precisa ter: retidão e paz de espírito para conquistar seu caminho evolutivo.
Pingente de prata 950, com olho de zircônia, acabamento texturizado e passador para corrente ou cordão oculto
Linda a história!!!! E tem a música cantada pela Mercedes Sosa, Unicorno Azul, linda!
ResponderExcluir